ParoDiando

A MUSICALIZAÇÃO DA BIOLOGIA…

BIOLOGIA COM ARTE !

Posted by helenapecorelli em Outubro 6, 2008

 

A trajetória percorrida ao longo de quase duas décadas permite, recortar, na memória, recordações que marcaram minha vida profissional e pessoal. Minhas vivências convergem para uma visão de Educação, pautada em valores permeados por instantes de incertezas, que geraram e ainda geram, questionamentos aos quais acredito e desejo realizá-los.

O amor pela Educação me dá forças e suporte para continuar acreditando que podemos fazer a diferença. Apesar de tantos entraves vividos por nós, docentes, impulsiona-nos a seguir nessa trajetória, investindo na descoberta de caminhos que tornam a aprendizagem mais significativa e divertida, a verdadeira aprendizagem, a aprendizagem dimensionada para o ser e o viver.

E nessa busca incessante por caminhos mais estimulantes e viáveis para estrutura educacional que possuímos, descobri as artes (plásticas, cênicas e a música) como grandes aliados na formação do ser e na construção do saber.

Cantar, modelar, dançar e interpretar são elementos que tornam o estudo da biologia mais leve e prazeroso, e as conseqüências dessa interação serão um saber concreto, construído com as próprias mãos.

Quanto mais nos aprofundamos no saber, mais percebemos a importância de vencermos as barreiras que nós mesmos construímos ao nosso redor.

Por meio desse conhecimento conseguimos evoluir e superar nossos limites, descobrindo habilidades que não sabíamos possuir.

Por exemplo, com a música, cada um que descobre sua voz fica mais bonito, mais seguro de si e com a auto-estima elevada. Fazer música, principalmente em grupo, no coletivo, traz a noção da importância da ordem e da disciplina, da organização, do respeito ao outro e a si mesmo. Usar a música com conteúdos previamente abordados favorece a aprendizagem destes conteúdos que se transformarão em conhecimento real.             

Com as artes plásticas desenvolvemos a capacidade de concentração, coordenação, síntese, criatividade, enfim aprimoramos mais ainda nossas potencialidades.

A mistura de tudo isso então? Um caldeirão cultural e uma aprendizagem real e significativa.

 

 

“O homem é o produto da sua vontade. Então, antes de mais nada,

ele será resultado de seu próprio progresso”.

(Jean-Paul Sartre)

 

Por, Helena Pecorelli

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: